Region Applet é um nome mau e, desde já, pedimos que apresentem nomes melhores para a aplicação final.
A ideia surgiu em Janeiro deste ano (2008) quando, num encontro social, Manuel Silva afirmou que gostava de ver na meta-distro Porto Linux - o Linux para seres urbanos - uma applet junto aos ícones do Pidgin, bateria e NetworkManager que estivesse lá de forma despercebida mas que, na prática, fosse um sítio para conter informações úteis. Inicialmente a ideia passava por uma aplicação totalmente off-line, onde o utilizador escolheria o seu distrito, concelho e freguesia e, a partir daí, a aplicação consultava bases de dados existentes com:
Como a informação off-line implica a actualização sistemática de pacotes com a informação actualizada, o Porto Linux está a estudar parcerias não restritivas (têm de ser compatíveis com o tipo de licença que pretendemos adoptar) de acesso à informação on-line.
Ao adicionar uma componente de ligação ao mundo, é possível adicionar uma nova meta ao projecto: a possibilidade de subscrever dados de eventos (iCal, por exemplo) e permitir a configuração de avisos prévios tipo os balões GNOME para quando a bateria está carregada ou há actualizações a efectuar ao sistema.
O nome - Region Applet - foi inventado à última da hora para candidatura a uma iniciativa de desenvolvimento de Software Livre. A ideia foi mesmo ser um mau nome, assim as expectativas em torno deste projecto seriam baixas à partida. Infelizmente foram de tal forma baixas que o projecto do Porto Linux foi excluído.
Não, agora a sério, é um nome de código como outro qualquer - estamos abertos a propostas para o nome final e a contribuições ao longo do desenvolvimento!