Resumo encontro técnico no ISCAP
Pela primeira vez fomos ao ISCAP. Logo na primeira conversa entre os oradores e os anfitriões, ainda antes das apresentações, ficou claro que os temas a apresentar devem ser apresentados novamente naquela instituição a um dia de semana, em período de aulas. Estavam pelo o ISCAP várias dezenas de pessoas… …para as celebrações académicas que hoje começaram! Uns escassos 9 participantes (felizmente bons!) para o Encontro Técnico.
Começou-se com a já habitual apresentação do que é o Porto Linux que se faz da primeira vez que vamos a um sítio. Pela primeira vez levei slides, em vez de estar apenas a dizer o que me vinha à cabeça. (Eu bem tinha dito que algum dia iria preparar uma apresentação para este efeito!)
O Rui Gouveia apresentou o SimpleInvoices, a instalação não foi tão “straight-forward” como seria desejável mas ficou a ideia que seria possível ter uma aplicação de facturação “web-based”, que respeita o padrão SAFT-PT, sem qualquer “prisão” a qualquer produtora de software em particular. Numa próxima edição, segundo os docentes do ISCAP presentes, deve-se retirar a parte da instalação da apresentação porque isso faz com que os alunos da casa “saiam logo porta fora”.
A apresentação de OpenOffice.org foi mais rápida uma vez que já toda a gente tinha mais ou menos presentes os conceitos. Apenas uma novidade num ou noutro ponto mas, para a maioria, a única “novidade” foi a Macro em StarBasic e a invocação do OpenOffice.org em modo invisível.
Por fim, o iReport… A apresentação estava, à partida, condicionada pelo tempo mas o Nuno Lima soube gerir a situação. Infelizmente a apresentação foram screenshots “passo-a-passo”, seria mais interessante uma demonstração “mãos na massa” mas as comunicações com o mundo estavam difíceis e não foi possível descarregar correctamente o iReport. O tema é bastante extenso mas ficou demonstrado que relatórios que são muitas vezes feitos manualmente em folhas de cálculo e processadores de texto podem ser extremamente automatizados com recurso a esta ferramenta e aos dados existentes numa base de dados.
Deixo aqui um desafio para o Rui Gouveia e o Nuno Lima trabalharem para a próxima edição: por exemplo fazer relatórios que liguem à base de dados do SimpleInvoices e retratem o volume de facturação, o peso de cada cliente no volume de facturação (representação gráfica), etc..
Obviamente que a repetição para alunos do ISCAP a um dia de semana não irá ter o nome de Encontro Técnico mas sim algo mais adequado para o segmento em causa.