3g

Documentação de apoio à configuração de placas 3G em Linux

Ver aqui - retirado da FAQ do projecto Linius

Informação para acesso Internet Móvel Clix

O modem fornecido pelo Clix para a Internet Móvel (Huawei E220) é bastante conhecido pela sua grande compatibilidade com GNU/Linux mas há configurações que têm de ser efectuadas manualmente.

Ao ligar o modem pela primeira vez em Ubuntu 8.10 (e, possivelmente, em posteriores) é possível escolher automaticamente o país e o operador que pretendemos usar. O fornecedor de serviço de Internet Móvel do Clix é a Optimus (ambas marcas da Sonaecom) e o serviço e configurações é em tudo semelhante ao Kanguru, por isso seleccionei o Kanguru.

Depois desta (muito breve) configuração, passou a aparecer no Network Manager a opção Kanguru. Esta opção não efectua a ligação correctamente porque o APN não está devidamente configurado. Este problema pode ser resolvido com recurso ao gconf-editor, basta efectuar uma pesquisa pelo nome da ligação que aparece no Network Manager (no meu caso pesquisei por Kanguru) nos valores das chaves e chegamos a uma secção com o caminho: /system/networking/connections/<NUMERO>/connection

Abre-se a secção /system/networking/connections/<NUMERO>/gsm e substitui-se o que estava na chave apn por clixinternetmovel. A partir daqui já é possível efectuar a ligação através do Network Manager sem qualquer problema.

Network Manager 3G/LTE e GNOME3

São conhecidas as várias críticas em torno das limitações da interface com o utilizador do GNOME3. Um dos problemas detectados diz respeito à configuração de vários acessos 3G/LTE, com APNs diferentes. Uma vez concluído o wizard, apenas nos é dada a possibilidade de usar a ligação que acabamos de adicionar e não temos forma fácil para editar as respectivas configurações (em particular quando nos enganámos!) e/ou adicionar novas ligações.

Aqui entra o jogo da galinha e do ovo… Para testar a ligação é necessário adicioná-la mas para a adicionar temos de ter a certeza que estamos a fazer a configuração correcta. Só que para termos a certeza que é a correcta, dava jeito testar antes de adicionar.

A maior das ironias é que o botão de “Opções” das definições de rede da banda larga móvel só fica activo quando a ligação foi estabelecida com sucesso. Se o nosso problema foi um erro de configuração, olhando apenas para o que o GNOME3 nos disponibiliza, ficamos de mãos atadas sem a possibilidade de usar os serviços 3G.

Felizmente as “velhas” ferramentas do Network Manager tendem a estar disponíveis (pelo menos nos meus testes com Live DVD Caixa Mágica 17 e 18 estavam) e nada como lançar o nm-connection-editor, ir à secção correspondente para gerir ligações de banda larga móvel e fazer o que houver para fazer (editar, remover e adicionar outras ligações). Desta forma foi possível configurar todas as ligações que preciso para fazer testes do meu trabalho! :)

doc/3g.txt · Modificado em: 2012/06/02 02:03 por msilva
Recent changes RSS feed Driven by DokuWiki html2fpdf enhanced