Encontro técnico de ABRIL 2007 Local

Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, Porto - no Ginásio da Escola Data

14 de Abril, 14h Apresentações

  • Tratamento de Imagem (utilizando The GIMP) - Jaime Villate
  • Desenho Vectorial (utilizando Inkscape) - Tiago Assis
  • Modelação e Animação 3D (utilizando Blender 3D) - Luís Belerique

Como chegar lá:

Ver Mapa no site Resumo do Encontro

O encontro começou “efectivamente” cerca das 15:00h, após toda a assistência estar acomodada, cabos de rede ligados, um ou outro PC teimoso que não encontrava a rede sem fios ameaçado de ser atirado pela janela (atitude técnica que nem sempre resolve o problema ), enfim, a acomodação inicial do costume. Constituíam a audiência cerca de 35 pessoas. O “arranque” fez-se então pela voz de Alexandre Martins, que saudou os presentes em nome da Organização do evento. José António Fundo, vice-presidente do Conselho Executivo, agradeceu a presença de todos em nome da Escola e reforçou a importância da realização destes eventos na Soares dos Reis, dado o carácter artístico e simultaneamente de grande utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que a sua oferta curricular preconiza. Manuel Silva fez a apresentação do grupo Porto Linux e da sua política de Encontros Técnicos (ETPL), que foi a base deste convívio. Quanto às apresentações:

  • Tiago Assis iniciou a sessão com o Inkscape.

Demonstrou técnicas de desenho vectorial; discutiu com a assistência políticas e princípios do design gráfico; mencionou formatos gráficos de programas comerciais e salientou as vantagens do SVG usado pelo Inkscape, enquanto formato aberto, normalizado e uma forma de XML.

  • Jaime Villate apresentou o GIMP.

Em pouco mais de uma hora, com uma eloquência formidável, apresentou as principais funcionalidades do programa, com a ajuda de um conjunto de exemplos previamente (muito bem) seleccionados. Passou pelas camadas, pelos efeitos, pelas ferramentas e suas opções, pelo formato gráfico do GIMP e a hipótese de exportação para formatos “planos”, pelas máscaras, pelos plug-ins… Partindo das noções mais simples para as mais complexas, “desmistificou” o tratamento de imagem com The GIMP.

  • Cerca das 17:15h faz-se um intervalo para descomprimir e esticar as pernas (e tomar café, claro…)
  • Por fim, Luís Belerique (com a ajuda de Pedro Ângelo e José Pinho) teve a missão de apresentar o Blender 3D, software de modelação e animação 3D. Esta era talvez a missão mais “ingrata”, dado que o Blender é provavelmente, dos três programas apresentados, aquele cujas técnicas e interface gráfica têm uma curva inicial de aprendizagem mais íngreme.

Com muito à-vontade e humor, conseguiu levar a plateia, sempre bem disposta, por uma viagem primeiro pela interface do Blender, depois pela criação de um objecto tri-dimensional relativamente simples - um boneco.

  • Eram 18:30h e a assistência não desmoralizava, o que era notável e demonstra por si só o interesse que as apresentações suscitaram e a qualidade dos apresentadores. Fomos por fim brindados com exemplos de utilização do Blender 3D, a nível profissional.

O encontro terminou já próximo das 19:00h. Algumas Fotos do Encontro

Ver galeria!

encontrostecnicos/apr07.txt · Modificado em: 2008/05/11 19:51 por ndantas
Recent changes RSS feed Driven by DokuWiki html2fpdf enhanced