Encontro técnico de Novembro 2012

Vai realizar-se no dia 10 de Novembro de 2012, pelas 10 horas, um encontro técnico cujo tema é a gestão de dados e de desenvolvimento de aplicações.

A gestão de grandes quantidades de dados tende a ser um dos grandes obstáculos nos tempos que correm. Tudo o que fazemos gera mais e mais dados que pretendemos armazenar e consultar. Uma base de dados mal desenhada e queries mal construídas podem decretar o fracasso de uma aplicação. Katarzyna Kittel, da equipa de desenvolvimento de software para a Web do SAPO, traz-nos uma apresentação entitulada How to un-lame your (relational) database. (Nota: esta apresentação será levada a cabo em língua inglesa.)

Ao nível da gestão de projetos, a introdução do cliente como parte ativa do processo de desenvolvimento é uma realidade já praticamente indiscutível. Desta forma é possível o cliente aperceber-se mais rapidamente que o caminho adotado não corresponde ao que idealizou ou que lhe abre novas possibilidades que antes não lhe ocorreram. As escolas de pensamento focadas em processos ágeis (“agile development”) também defendem que os programadores terem pequenas tarefas resultam em melhores resultados ao nível de produtividade e qualidade do código produzido. O Scrum é um método de gestão de projetos de software que procura encontrar o compromisso de satisfação do cliente e dos programadores. Pedro Torres, Scrum-Master na área de desenvolvimento de web-sites da Optimus, vem aos nossos encontros técnicos explicar-nos como esta metodologias e respetivas ferramentas podem ser usadas para melhorar os resultados do dia-a-dia com a apresentação Scrumify.

Local

Ordem dos Engenheiros - Região Norte

Rua Rodrigues Sampaio, 123, 4000-425 PORTO

Agradecimentos

Slides

encontrostecnicos/novembro12.txt · Modificado em: 2012/11/30 11:59 por msilva
Recent changes RSS feed Driven by DokuWiki html2fpdf enhanced